domingo, 1 de julho de 2012

Liturgia Diária - Evangelho, Salmo e Santo do dia

De todos os temores me livrou o Senhor Deus . Sl 33(34)

Ano B – Dia: 01/07/2012
Salmo – Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 5)
R.De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
3 Minha alma se gloria no Senhor;
que ouçam os humildes e se alegrem!

R.De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus,
exaltemos todos juntos o seu nome!
5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,
e de todos os temores me livrou.

R.De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

6 Contemplai a sua face e alegrai-vos,
e vosso rosto não se cubra de vergonha!
7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,
e o Senhor o libertou de toda angústia.

R.De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

8 O anjo do Senhor vem acampar
ao redor dos que o temem, e os salva.
9 Provai e vede quão suave é o Senhor!
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

R.De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo, como era no principio, agora e sempre . Amém!

Leitura dos Atos dos Apóstolos . (12,1-11)

Ano B – Dia: 01/07/2012
Agora sei que o Senhor enviou o seu anjo
para me libertar do poder de Herodes.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 12,1-11

1o rei Herodes
prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los.

2Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.

3E, vendo que isso agradava aos judeus,
mandou também prender a Pedro.
Eram os dias dos Pães ázimos.
Depois de prender Pedro,
Herodes colocou-o na prisão,
guardado por quatro grupos de soldados,
com quatro soldados cada um.
Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo,
depois da festa da Páscoa.

5Enquanto Pedro era mantido na prisão,
a Igreja rezava continuamente a Deus por ele.

6Herodes estava para apresentá-lo.
Naquela mesma noite,
Pedro dormia entre dois soldados,
preso com duas correntes;
e os guardas vigiavam a porta da prisão.

7Eis que apareceu o anjo do Senhor
e uma luz iluminou a cela.
O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse:
“Levanta-te depressa!”
As corrrentes caíram-lhe das mãos.

8 O anjo continuou:
“Coloca o cinto e calça tuas sandálias!”
Pedro obedeceu e o anjo lhe disse:
“Põe tua capa e vem comigo!”

9Pedro acompanhou-o, e não sabia que era realidade
o que estava acontecendo por meio do anjo,
pois pensava que aquilo era uma visão.

10Depois de passarem pela primeira e segunda guarda,
chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade.
O portão abriu-se sozinho. Eles saíram,
caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou.

11Então Pedro caiu em si e disse:
“Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo
para me libertar do poder de Herodes
e de tudo o que o povo judeu esperava!”

Palavra do Senhor.


A afirmação de Pedro . Mt 16,13-19 


Ano B – Dia: 01/07/2012
Tu és Pedro e eu te darei as
chaves do Reino dos Céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,13-19
 
13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe
e ali perguntou aos seus discípulos:
“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”

14Eles responderam:
“Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias;
Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.

15Então Jesus lhes perguntou:
“E vós, quem dizeis que eu sou?”

16Simão Pedro respondeu:
“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

17Respondendo, Jesus lhe disse:
“Feliz es tu, Simão, filho de Jonas,
porque não foi um ser humano que te revelou isso,
mas o meu Pai que está no céu.

18Por isso eu te digo que tu és Pedro,
e sobre esta pedra construirei a minha Igreja,
e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.

19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:
tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus;
tudo o que tu desligares na terra
será desligado nos céus”.

Palavra da Salvação.

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários com xingamentos, preconceitos, ofensivos em geral, serão deletados.