domingo, 3 de fevereiro de 2013

Liturgia Diária - Evangelho, Salmo e Santo do dia

São Brás

 
 3 de fevereiro

A vida e os feitos de São Brás atingem aquele ápice de alguns poucos, que atraem a profunda fé e a admiração popular. Ele é venerado no Oriente e Ocidente com a mesma intensidade ao logo de séculos, e até hoje, mães aflitas recorrem à sua intercessão quando um filho engasga ou apresenta problemas de garganta. A bênção de São Brás, procurada principalmente por quem tem problemas nesta parte do corpo, onde é ministrada nesta data em muitas igrejas do mundo cristão.

O prodígio atribuído à ele quando era levado preso, para depois ser torturado, é dos mais conhecidos por pessoas de todo o planeta. Consta que uma mãe aflita jogou-se aos seus pés pedindo que socorresse o filho, que agonizava com uma espinha de peixe atravessada na garganta. O santo rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e este se levantou milagrosa, e imediatamente como se nada lhe tivesse acontecido.

Brás nasceu na Armênia, era médico, sacerdote e muito benevolente com os pobres e cristãos perseguidos e por essas virtudes foi nomeado bispo de Sebaste , isto no século três. Também sabemos que, apesar de aqueles anos marcarem os finais das grandes perseguições aos cristãos, muitos ainda torturados e mortos na mão dos poderosos pagãos. Brás abandonou o bispado e se protegeu na caverna de uma montanha isolada e mesmo assim, depois de descoberto e capturado, morreu em testemunho de sua fé sob as ordens do imperador Licínio, em 316.

Muitas tradições envolvem seus prodígios, graças e seu suplício. Segundo elas, fama de sua santidade rodou o mundo ainda enquanto vivia e sua morte foi impressionante. O bispo Brás teria sido terrivelmente flagelado e torturado, sendo por fim pendurado em um andaime para morrer. Como isso não acontecia, primeiro lhe descarnaram os ossos com pentes de ferro. Depois tentaram afogá-lo duas vezes e, frustrados, o degolaram para ter certeza de sua morte.

O corpo do santo mártir ficou guardado na sua catedral de Sebaste da Armênia, mas no ano 732 uma parte de suas relíquias foram embarcadas por alguns cristãos armênios que seguiam para Roma.

Nessa ocasião uma repentina tempestade interrompe a viagem na altura da cidade de Maratea, em Potenza; e alí os fieis acolhem as relíquias do santo numa pequena igreja, que depois se tornaria sua atual basílica e a localidade receberia o nome de Monte São Brás.

Mais recentemente, em 1983 no local da igrejinha inicial foi erguida uma estátua de São Brás, com a altura de vinte e um metros. Como dissemos, do Oriente ao Ocidente, todo mundo cristão se curva à devoção de São Brás nomeando ainda hoje cidades e locais, para render-lhes homenagem e veneração.

São Brás, rogai por nós!


Jesus, assim como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus . Lc 4,21-30 


Ano C – Dia: 03/02/2013

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 4,21-30
Entrando Jesus na sinagoga disse:

21 ‘Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura
que acabastes de ouvir.’
 
22 Todos davam testemunho a seu respeito,
admirados com as palavras cheias de encanto
que saíam da sua boca.
E diziam: ‘Não é este o filho de José?’
 
23 Jesus, porém, disse:
‘Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio:
Médico, cura-te a ti mesmo.
Faze também aqui, em tua terra,
tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum.’
 
24 E acrescentou:
‘Em verdade eu vos digo que nenhum profeta
é bem recebido em sua pátria.
 
25 De fato, eu vos digo:
no tempo do profeta Elias,
quando não choveu durante três anos e seis meses
e houve grande fome em toda a região,
havia muitas viúvas em Israel.
 
26 No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias,
senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.
 
27 E no tempo do profeta Eliseu,
havia muitos leprosos em Israel.
Contudo, nenhum deles foi curado,
mas sim Naamã, o sírio.’
 
28 Quando ouviram estas palavras de Jesus,
todos na sinagoga ficaram furiosos.
 
29 Levantaram-se e o expulsaram da cidade.
Levaram-no até ao alto do monte
sobre o qual a cidade estava construída,
com a intenção de lançá-lo no precipício.
 
30 Jesus, porém, passando pelo meio deles,
continuou o seu caminho.
 
Palavra da Salvação.
 
 
Leitura . (Jeremias 1,4-5.17-19)

Ano C – Dia: 03/02/2013

Leitura do Livro do Profeta Jeremias
Nos dias de Josias, rei de Judá, 4Foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo:

5′Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações’.

17Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles.

18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra;

19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te’, diz o Senhor.

Palavra do Senhor.

Graças a Deus.


.Minha boca anunciará todos os dias, vossas graças incontáveis, ó Senhor . Sl 70

Ano C – Dia: 03/02/2013
Sl 70,1-2.3-4a.5-6ab.15ab.17 (R.15ab)
R.Minha boca anunciará todos os dias, 
vossas graças incontáveis, ó Senhor.
1 Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor:
que eu não seja envergonhado para sempre!
2 Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!
Escutai a minha voz, vinde salvar-me!
R.Minha boca anunciará todos os dias, 
vossas graças incontáveis, ó Senhor.
  3 Sede uma rocha protetora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo,
o meu refúgio, proteção e segurança!
4a Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.
R.Minha boca anunciará todos os dias, 
vossas graças incontáveis, ó Senhor.
  5 Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,
em vós confio desde a minha juventude!
6a Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,
6b desde o seio maternal, o meu amparo.
R.Minha boca anunciará todos os dias, 
vossas graças incontáveis, ó Senhor.
  15a Minha boca anunciará todos os dias
15b vossa justiça e vossas graças incontáveis.
17 Vós me ensinastes desde a minha juventude,
e até hoje canto as vossas maravilhas.
R.Minha boca anunciará todos os dias, 
vossas graças incontáveis, ó Senhor.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo, como era no principio, agora e sempre . Amém!

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários com xingamentos, preconceitos, ofensivos em geral, serão deletados.