quarta-feira, 16 de maio de 2012

Liturgia Diária - Evangelho, Salmo e Santo do dia

Leitura dos Atos dos Apóstolos . (17,15.22 – 18,1)

Ano B – Dia: 16/05/2012
Esse Deus que vós adorais sem conhecer,
é exatamente aquele que eu vos anuncio.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 17,15.22 – 18,1
15 Os que conduziram Paulo, levaram-no até Atenas.
De lá, voltando, transmitiram a Silas e Timóteo
a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível.
E partiram.
22 De pé, no meio do Areópago, Paulo disse:
‘Homens atenienses, em tudo eu vejo
que vós sois extremamente religiosos.
23 Com efeito, passando e observando
os vossos lugares de culto,
encontrei também um altar com esta inscrição:
‘Ao Deus desconhecido’.
Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer,
é exatamente aquele que eu vos anuncio.
24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe,
sendo Senhor do céu e da terra,
ele não habita em santuários feitos por mãos humanas.
25 Também não é servido por mãos humanas,
como se precisasse de alguma coisa;
pois é ele que dá a todos vida,
respiração e tudo o mais.
26 De um só homem ele fez toda a raça humana
para habitar sobre toda a face da terra,
tendo fixado os tempos previamente estabelecidos
e os limites de sua habitação.
27 Assim fez, para que buscassem a Deus
e para ver se o descobririam,
ainda que às apalpadelas.
Ele não está longe de cada um de nós,
28 pois nele vivemos, nos movemos e existimos,
como disseram alguns dentre vossos poetas:
‘Somos da raça do próprio Deus’.
29 Sendo, portanto, da raça de Deus,
não devemos pensar que a divindade
seja semelhante a ouro, prata ou pedra,
trabalhados pela arte e imaginação do homem.
30 Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância,
agora anuncia aos homens
que todos e em todo lugar se arrependam,
31 pois ele estabeleceu um dia
em que irá julgar o mundo com justiça,
por meio do homem que designou,
diante de todos, oferecendo uma garantia,
ao ressuscitá-lo dos mortos.’
32 Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos,
alguns caçoavam, e outros diziam:
‘Nós te ouviremos falar disso em outra ocasião.’
33 Assim Paulo saiu do meio deles.
34 Alguns, porém, uniram-se a ele e abraçaram a fé.
Entre eles estava também Dionísio, o areopagita,
uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles.
18,1 Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.

Palavra do Senhor.



Tudo o que o Pai possui é meu . O Espírito Santo receberá do que é meu e vo-lo anunciará . Jo 16,12-15 

 
Ano B – Dia: 16/05/2012

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 16,12-15

Disse Jesus a seus discípulos:

12 Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos,
mas não sois capazes de as compreender agora.

13 Quando, porém, vier o Espírito da Verdade,
ele vos conduzirá à plena verdade.
Pois ele não falará por si mesmo,
mas dirá tudo o que tiver ouvido;
e até as coisas futuras vos anunciará.

14 Ele me glorificará,
porque receberá do que é meu
e vo-lo anunciará.

15 Tudo o que o Pai possui é meu.
Por isso, disse que
o que ele receberá e vos anunciará, é meu.

Palavra da Salvação.



São João Nepomuceno

 
16 de maio

João nasceu em 1330, em Nepomuk, na Boêmia, atual República Checa. Apesar de os pais serem pobres e ter idade avançada, João conseguiu formar-se doutor em teologia e direito canônico na universidade de Praga, uma das mais modernas e avançadas da época, fundada pelo rei Carlos IV. Mas desde muito cedo João sabia que sua verdadeira vocação era o sacerdócio, a pregação.
Quando, finalmente, recebeu a unção sacerdotal, pôde colocar em prática o seu talento de orador sacro, e o fez de forma tão brilhante que foi convidado a ser capelão e confessor na corte, onde teve muito trabalho, pois o rei Venceslau IV era uma pessoa difícil e de mau-caráter. Mas a rainha e imperatriz Joana da Baviera era muito pia, bondosa e caridosa, e o tomou para diretor espiritual e confessor particular.
Não se sabe exatamente como foi seu martírio e como tudo ocorreu, mas o rei Venceslau, que desejava controlar a Igreja, não estava satisfeito com a possível chegada de um novo bispo, enviado por Roma a pedido da rainha.
A tradição lembra, porém, que o rei teria exigido que João violasse o segredo da confissão da rainha, coisa a que ele se negou e, por isso, foi torturado e morto. Depois, às escondidas, seu corpo foi jogado nas águas do rio Moldávia, em 16 de maio de 1383.
No dia seguinte, a população percebeu um cadáver boiando no rio, circundado por uma luz misteriosa com cinco estrelas. Ao recolhê-lo, reconheceram que se tratava do capelão João. A cidade toda, então, ficou sabendo o que acontecera com ele e reconheceu no rei Venceslau o autor daquela crueldade. Assim, em procissão, o corpo foi levado e enterrado na igreja da Santa Cruz, onde permanece até hoje.
Em 1729, ele foi canonizado. Hoje são João Nepomuceno é celebrado como o mártir da confissão e venerado por todos os habitantes da cidade de Praga.

São João Nepomuceno, rogai por nós!



Da vossa glória estão cheios o céu e a terra. Sl 148

Ano B – Dia: 16/05/2012
R. Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
1Louvai o Senhor Deus nos altos céus,
+ louvai-o no excelso firmamento!
2Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o,
louvai-o, legiões celestiais!

R. Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

11Reis da terra, povos todos, bendizei-o,
e vós, príncipes e todos os juízes;
12ae vós, jovens, e vós, moças e rapazes,
12banciãos e criancinhas, bendizei-o!

R. Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

12cLouvem o nome do Senhor, louvem-no todos,
porque somente o seu nome é excelso!
A majestade e esplendor de sua glória
14aultrapassam em grandeza o céu e a terra.

R. Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

14bEle exaltou seu povo eleito em poderio
14cele é o motivo de louvor para os seus santos.
14dÉ um hino para os filhos de Israel,
este povo que ele ama e lhe pertence.

R. Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo, como era no principio, agora e sempre . Amém!



Se eu não for, não virá até vós o Defensor. Jo 16


Ano B – Dia: 15/05/2012

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,5-11
 
Disse Jesus aos seus discípulos:

5 Agora, parto para aquele que me enviou,  e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’

6 Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações.

7  No entanto, eu vos digo a verdade:  É bom para vós que eu parta;  se eu não for, não virá até vós o Defensor;  mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei.

8 E quando vier, ele demonstrará ao mundo  em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento:

9 o pecado, porque não acreditaram em mim;

10 a justiça, porque vou para o Pai,  de modo que não mais me vereis;

11 e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado.

Palavra da Salvação.


Fonte: Católico em dia

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários com xingamentos, preconceitos, ofensivos em geral, serão deletados.